Cobre Puro Derivado do Processo de Eletrolise
O cobre puro é aquele que apresenta níveis superiores a 99,95% de cobre metálico livre de impurezas. Este tipo de cobre puro também é conhecido como cobre eletrolítico.
O cobre eletrolítico pode ser obtido através da eletrólise, ou seja, através de reações químicas combinadas a descargas elétricas capazes de gerar oxidação e redução de materiais.
Grande parte dos materiais de cobre com alto teor de pureza, tais como barras e barramentos de cobre são utilizados para fabricar equipamentos elétricos e eletrônicos.
O alto teor de pureza do cobre para a fabricação destes e outros elementos é de extrema importância, tendo em vista que pequenas quantidades de metais presentes no cobre eletrolítico poderiam reduzir significativamente a capacidade do cobre em conduzir energia.
Por exemplo, a presença de apenas 0,05% de arsênico no cobre metálico, pode reduzir sua condutividade em até 15% quando comparado ao cobre eletrolítico purificado.
Portanto, os materiais condutores de energia derivados do cobre devem ser produzidos com cobre eletrolítico de qualidade e alto teor de pureza, especialmente aqueles utilizados em equipamentos e transmissores de alta tensão.
Como obter Cobre Puro pelo processo de Eletrólise?
Para purificar o cobre eletroliticamente, o cobre metálico impuro é transformado em ânodo (o eletrodo positivo) em uma célula eletrolítica.
Para isso, uma fina folha de cobre previamente purificada é usada como cátodo (o eletrodo negativo ).
O eletrólito (o líquido que transporta a corrente entre os eletrodos) é uma solução de sulfato de cobre e ácido sulfúrico.
Quando a corrente elétrica passa pela célula eletrolítica, os íons de cobre carregados positivamente (Cu 2+ ) são puxados para fora do ânodo para o líquido e são atraídos para o cátodo negativo, onde perdem suas cargas positivas e se aderem firmemente como átomos neutros de cobre metálico puro.
À medida que o processo de eletrólise continua, o ânodo de cobre impuro se dissolve e o cobre puro se acumula como um revestimento cada vez mais espesso no cátodo.
Além disso, os íons positivos de metais impuros como ferro, níquel, arsênico e zinco também saem do ânodo e vão para a solução, mas permanecem no líquido porque a tensão é propositalmente mantida muito baixa para neutralizá-los no cátodo.
Outras impurezas, como platina, prata e ouro, também são liberadas do ânodo, mas não são solúveis na solução e simplesmente caem no fundo, onde são coletadas como um iodo muito valioso.
Na verdade, o iodo de prata e ouro geralmente é valioso o suficiente para pagar a grande quantidade de eletricidade que o processo eletrolítico utiliza durante todo o processo de purificação do cobre.
Onde Comprar Cobre Eletrolítico Puro?
Buscando por Cobre Eletrolítico? A Copper Barras é referência na fabricação e distribuição de barras, barramentos e vergalhões de cobre eletrolítico e cobre fosforoso.
Aqui na Copper Barras você encontra diversas medidas e formatos de barras, barramentos e vergalhões de cobre puro à pronta entrega, com preço justo e pagamento facilitado.
- Vergalhão redondo de cobre;
- Vergalhão quadrado de cobre;
- Vergalhão retangular de cobre;
- Vergalhão chato de cobre;
- Vergalhão de cobre de acordo com as suas necessidades.
Além disso, possuímos uma equipe especializada para orientar quais as melhores opções e alternativas para um projeto seguro e de qualidade.
Barramentos de Cobre: Vantagens e Aplicações no Setor Industrial
Descubra as vantagens dos barramentos de cobre no setor industrial. Saiba como sua alta condutividade elétrica, durabilidade e eficiência energética impulsionam sistemas elétricos e reduzem custos. Confira!
Barras e Barramentos de Cobre: Qualidade e Confiabilidade para o todo o Brasil
Barras e Barramentos de Cobre: Qualidade e Confiabilidade para todo o Brasil O cobre é um dos materiais mais importantes
Ânodos de Cobre: O que é e para que serve?
Ânodos de Cobre: O que é, para que serve e quais as principias características de um ânodo de cobre de
Referências
Read more: Copper – Making Pure Copper – Anode, Cathode, Positive, and Electricity – JRank Articles (Link)