Reciclagem de Cobre Puro e Cobre Contaminado

Reciclagem de Cobre Puro e Contaminado

Reciclagem de Cobre Puro e Reciclagem de Cobre Contaminado. Entenda mais sobre os processos e os seus derivados.

Durante milhares de anos, o cobre e suas ligas foram reciclados e isto tem sido uma prática econômica normal que vem se intensificando a cada dia em nossa sociedade.

Toda a indústria do cobre depende da reciclagem econômica de sucata e refugos de cobre.

Existe uma linha extensa de produtos à base de cobre que se destina a uma grande variedade de aplicações, independentemente de serem reciclados ou não.

O uso comercial e habitual para o cobre puro se refere a aplicações mais delicadas, tais como a produção de fios destinados a aplicações elétricas.

Nestes casos, é essencial que a pureza seja mantida para garantir a alta condutividade, capacidade de recozimento consistente e que não haja quebras durante a produção do vergalhão de cobre e subsequente manufatura do fio de cobre. As superfícies não podem ter falhas, consequentemente, o fio de cobre deve ter uma qualidade de superfície excelente.

Sendo assim, o cobre primário da melhor qualidade é utilizado na produção do vergalhão para essa finalidade.

Além disso, a sucata obtida através dos processos de reciclagem de cobre não contaminados e outros tipos de sucata que foram recuperadas eletroliticamente também podem ser utilizadas para esse objetivo.

O cobre pode ser moldado e apresentado em diversos formatos e medidas. Aqui na Copper Barras você encontra diversas medidas e formatos de barras, barramentos e vergalhões de cobre puro à pronta entrega, com preço justo e pagamento facilitado.

  • Vergalhão redondo de cobre;
  • Vergalhão quadrado de cobre;
  • Vergalhão retangular de cobre;
  • Vergalhão chato de cobre;
  • Vergalhão de cobre de acordo com as suas necessidades.

Além do uso na eletricidade, o cobre também é utilizado para fabricar uma grande quantidade de produtos, tais como: tubos, chapas para cobertura de telhado, trocadores de calor, etc.

Nos casos onde o produto final não será utilizado para condução de eletricidade, não é necessário que o cobre reciclado tenha um alto grau de condutibilidade elétrica e os outros requisitos de qualidade não são tão onerosos.

O cobre secundário pode ser utilizado na produção desses materiais, embora dentro de um limite estipulado para impurezas.

Cobre de boa qualidade e com alta condutibilidade pode ser reciclado pela simples fusão e inspeção antes da fundição, seja para o formato final ou para fabricação posterior.

Entretanto, esse processo só é válido para sucatas obtidas em ambientes de manuseio exclusivo de cobre, evitando assim a contaminação por outros materiais.

Quando o cobre se contaminar e for necessário o seu novo refino, normalmente será necessário derretê-lo e fundí-lo no formato de anodo de cobre para que seja purificado eletroliticamente.

No entanto, se o nível de impurezas no anodo for significativo, é pouco provável que o catodo de cobre produzido vá atender aos altos padrões exigidos para o cobre ‘TIPO A’, utilizado na fabricação de fios e cabos elétricos.

Portanto, um produto de alta qualidade pode ser obtido se a sucata for de cobre puro e não estiver contaminada por nada indesejável.

Adaptado de:

VASQUEZ, A.C. Relatório Técnico 83. Reciclagem de Metais no País, nov. 2009.
Disponível em: <http://www.mme.gov.br/sgm/galerias/arquivos/plano_duo_decenal/estudos_consolidad
os/P57_RT83_Reciclagem_de_Metais_no_Paxs.pdf>. Acesso em: 24 nov. 2012

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *