Anodo de Cobre Copperbarras

Anodo de Cobre? O que é e como são fabricados?

Um anodo de cobre é uma combinação de materiais que permite que uma corrente elétrica flua para um dispositivo elétrico. Geralmente, é o terminal positivo de uma célula eletroquímica onde os ânions, íons carregados negativamente, estão concentrados. 

Existem muitos tipos de anodos, como anodos de grafite e anodos de alumínio. Porém, os anodos de cobre se diferem dos demais tipo de anodo não ferroso por serem usados ​​especificamente para o refino de cobre em um processo conhecido como fundição de cobre.

Um anodo de cobre é feito da pulverização de um minério de cobre chamado calcopirita, CuFeS 2, o qual é misturado com água, óleo de pinho e xantato de amila, um tipo sal usado para fazer a mistura repelente de água.

Após a mistura ser feita, ar comprimido é passado através dela para permitir a purificação posterior. Em seguida, a mistura de calcopirita é combinada com calcário e areia e aquecida a aproximadamente 2.300 graus Fahrenheit (1.110 graus Celsius) em um forno de oxigênio.

Entenda a importância dos Anodos de Cobre de Alta Qualidade

À medida que a mistura é aquecida, o oxigênio do forno reage com o ferro da calcopirita original, produzindo óxido de ferro. O cobre permanece na forma de sulfeto de cobre, um excelente condutor de eletricidade. O dióxido de enxofre também é produzido neste processo como subproduto.

O excesso de enxofre reage posteriormente com o sulfeto de cobre para produzir calcocita (Cu 2 S) em uma forma fundida que se acumula no fundo do forno separada de outros subprodutos, como ferrosilita (FeSiO 3) e volastonita (CaSiO 3 ).

O sulfeto de cobre restante é processado ainda mais soprando oxigênio aquecido nele. O gás então reage com o enxofre para mais uma vez produzir dióxido de enxofre, deixando apenas o cobre.

O anodo de cobre finalmente se torna útil durante a etapa final do processo de purificação do cobre.

O anodo é usado na eletrólise, uma série de reações que separam uma substância química em seus íons. Nesse caso, a eletrólise é usada para converter o cobre impuro obtido no processo anterior em cobre puro.

O cobre impuro é usado para construir o anodo de cobre para que o cobre puro se acumule no cátodo.

Tanto o anodo quanto o cátodo são submersos em uma solução composta de ácido sulfúrico e sulfato de cobre, e conectados a uma fonte externa de energia.

À medida que uma corrente elétrica passa pela célula, o metal de cobre impuro é transformado em íons de cobre no anodo, e esses íons de cobre são transformados de volta em cobre puro no cátodo.

As impurezas, que podem incluir metais preciosos como ouro e prata, caem no fundo da célula.

Quais os Tipos de Anodos de Cobre?

Os Anodos de Cobre podem sem divididos em anodo de cobre fosforoso e anodo de cobre eletrolítico.

Aqui na Copperbarras somos referencia na fabricação e distribuição de anodos fosforosos e eletrolíticos, todos são produzidos com base em um rigoroso processo de qualidade, que certifica para a sua empresa a entrega de produtos puros e com a mais alta performance e resistência do mercado.

Trabalhamos com cobre que possui elevada condutibilidade elétrica e térmica, além de resistência à corrosão e facilidade de fabricação.

Entre em contato com nossa equipe de especialista e faça um orçamento de anodo de cobre fosforoso ou anodo de cobre eletrolítico.

Leia também:

Metais Não Ferrosos? O que são e onde encontrar?

Fonte – InfoBloom

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *